sexta-feira, 12 de agosto de 2016

A Queda do Duque Teladrin

Esta aventura foi criada para conhecer o universo de Changeling The Dreaming. É uma aventura muito breve com personagens prontos, foi utilizada em virtual table top. Passa-se em São Paulo e é compatível com a segunda edição.


Introdução

Em 2007 o Duque Teladrin, da Casa Eluined, possuía um Freehold em um casarão no Belém, conhecido como After Dark, para os mundanos era apenas uma casa noturna gótica, para os changelings, um dos poucos freeholds no hostil território urbano, denso em Banalidade.

Embora um duque comumente possua terras mais vastas e importantes do que um conde ou um barão, Teladrin foi incumbido de defender este pequeno freehold em uma área de alta Banalidade.

O Freehold passou a ser uma casa noturna gótica quando o duque teve a fase mais depressiva de sua vida, alguns de seus subalternos incentivaram a abertura da casa, desde então o duque vem oscilando de humor.

Alguns poucos changelings locais visitavam a casa com alguma frequência, como sacis (às vezes confundidos com redcaps) e curupiras. E como era de se esperar em um ambiente de góticos, vampiros. Esses eram evitados pelos changelings frequentadores (em sua maioria sluaghs e eshus) sob ordens do duque.

Embora como todos da casa Eluiened, Teladrin faça parte da Corte Seelie, a casa era aberta a membros da Corte Aseelie também. Um desses frequentadores, o Barão Moriad possuía um desejo secreto de tomar o freehold para si, e com seu companheiro redcap, Olho Amarelo e sua gangue de mundanos, causava intrigas e conflitos entre os changelings.

Entretanto as coisas iriam piorar, porque Moriad entrou em contato com lacaios da wyrm, primeiro fomori, e depois por intermédio desses, dançarinos da espiral negra. Agora seu plano perverso se desenrola.

Duque Teladrin

Cena 1 - A morte do bufão.

Um dos personagens levanta em uma manhã de sábado, após coletar glamour dormindo no Freehold e encontra Lucca, o pooka jester a serviço do duque, caído em uma poça de sangue no final do corredor, ele está morto.

Lucca


O personagem precisa decidir o que vai fazer. Se investigar o corpo, descobre que o lado direito do crânio foi aberto por uma arma pesada provavelmente, e os miolos do pobre pooka estão espalhados embaixo de seu rosto. Cedo ou tarde, o corpo é levado para o Duque Teladrin.

Cena 2 - A Profecia.

Quando o corpo é levado ao duque, os personagens e alguns poucos npcs são os únicos próximos à ele. Teladrin então convoca Kesela, a seer da corte, a fada sluagh, de cabelos negros, pele pálida e enormes olhos negros começa seus rituais com ossos de pequenos animais e círculos desenhados com cinzas no chão.

Kesela


" A morte do tolo o início é. A mão de glamour de pesadelos cumprimenta a mão da banalidade tóxica. Equilíbrio que traz desequilíbrio. O caminho da entropia só não destrói a casa totalmente porque o vento negro leva a chama ao lobo da terra."

Duque Teladrin tenta obter mais respostas mas só consegue retórica e trechos já citados da profecia. Cansado, ele dispensa a sluagh e chama seu reeve, Aludrum e pede que reúna todos os plebeus e nobres presentes.

Cena 3 - A demanda.

O duque reúne todos os presentes e nomeia Sefeleth, seu cavaleiro, para descobrir quem foi o criminoso e trazê-lo à justiça, o duque envia seu thane Mezu para ajudá-lo e mais dois (ou três) plebeus que podem ser úteis (a sátira e o eshu - e talvez a pooka).

Ao coletar informações no próprio freehold os personagens podem conversar com Tylio, o pooka mais próximo de Lucca (com exceção talvez de Aisha), como um pooka Seelie ele conta tudo o que sabe de maneira invertida. Não há muito a descobrir, como bufão, Lucca fazia todos rirem de todos, então a maioria das testemunhas tendem a apontar o crime na direção de alguém mal-humorado ou na direção de alguém que não gosta. Tylio desconfia do Barão Moriad. Se os personagens saírem do freehold para investigar outro lugar, Tylio insiste em ajudá-los e vai na forma de cachorro.

Tylio na forma de cachorro


Se as jogadas dos personagens para descobrir informação forem boas, o pc com o número mais alto ouve um outro sluagh lhe contar que Lucca estava observando com frequência, um mundano que usava óculos escuros redondos e cabelos espetados. Esse mesmo mundano já foi visto com frequência conversando com o Barão Moriad.

Poucos changelings que frequentam o freehold não estão presentes: Barão Moriad; Olho Amarelo; Twain, o brownie; e Tsur, o nocker.

Cena 4 - Investigações fora do freehold.

Twain pode ser encontrado em seu pequeno restaurante na rua Tobias Barreto. Tsur possui uma pequena loja de assistência técnica na mesma rua. Moriad possui um casarão na esquina da Rua Clark com a rua dos Trilhos, e cedeu uma de suas casas, na rua dos Trilhos para Olho Amarelo. Durante o dia, nem Moriad, nem Olho Amarelo estão em suas casas. No sábado, Twain e Tsur estão bastante atarefados.

Tobias Barreto com Siqueira Bueno


Restaurante do Twain

A atendente avisa Twain que os personagens querem vê-lo e ele rapidamente esvazia a cozinha para atendê-los. Twain é muito solícito, aparenta ficar muito chocado com a morte do bufão, procura saber tudo o que os pcs podem contar e não adiciona muita coisa além de confirmar o que os outros changelings sabem: os mais mal-humorados são Moriad, Olho Amarelo e Tsur, Moriad sempre tratou o bufão com um silêncio frio, Tsur retornava as ofensas e Olho Amarelo ameaçava comer a cabeça do bufão.
Além disso, Twain só pode oferecer fofocas, 'Moriad pretende adquirir um freehold a qualquer custo', 'Moriad negocia com outros pródigos perigosos', 'Moriad conspira contra o rei', 'Tsur espiona o freehold', 'Olho Amarelo conduz sua gangue de mundanos em vários crimes', 'O Duque Teladrin está cada vez mais depressivo, pode desvanecer a qualquer momento', 'Sua dançarina predileta está apaixonada por ele', 'Vampiros andam aparecendo com maior frequência no freehold, às vezes fazendo perguntas demais', 'Alexandre, o malkaviano e Leonardo, o toreador são clientes frequentes', 'Alemão, o redcap é um rival do Olho Amarelo, mas nunca entrou no freehold nem possui seguidores mundanos.'

Twain


Loja do Tsur

A atendente, uma jovem loira, bonita, atende os pcs e vai chamar Tsur (Tenório). Ele dispensa a moça pelo resto do dia e atende os pcs no balcão mesmo, resmungando e arremessando insultos com frequência.
Tsur reconhece o sidhe programador e critica seu trabalho. Ele não está disposto a ajudar, mas se os pcs citarem a fofoca de Twain sobre ele espionar o freehold, Tsur fica furioso, xingando os pcs e o boggan, se os pcs conseguirem acalmá-lo, ou de alguma forma convencerem o knocker a ajudar, Tsur mostra a eles as imagens que capturou da entrada do After Dark: "Embora 'saia do ar' por alguns instantes, em determinado momento é possível ver Olho Amarelo saindo do freehold com o machado sujo de sangue e conversando com Moriad na esquina".

Tsur


Rua dos Trilhos com rua Clark


Casa do Olho Amarelo

A casa aparenta estar abandonada, na verdade Olho Amarelo pouco aparece, passa mais tempo causando confusão com sua gangue, seguindo Moriad ou perambulando no freehold.
Por dentro fica evidente a total falta de higiene do dono. Restos de comida, insetos, ratos e coisas piores rastejam por todos os cantos. Não há realmente nada de útil aqui, pelo contrário, há uma grande chance dos pcs serem atacados por alguma chimera (veja feyr em fichas de npcs).

Casarão do Barão Moriad

A grande casa do barão é guardada por uma armadilha quimérica na pequena sala de entrada, uma enorme grade de ferro é disparada e cai em cima de Tylio, terminando com a vida do pequeno pooka a menos que os pcs tomem precauções. A grade precisa ser destruída ou levantada de alguma forma para que seja possível entrar.

Se vasculhada, o personagem com a jogada mais alta de investigação encontra e-mails trocados com um executivo tratado como sr. Norberto, da Multilix, empresa de coleta de lixo, embora as palavras estejam disfarçadas, fica claro o interesse de Moriad em cooperar com a Multilix com fornecimento de informação privilegiada. Em um dos e-mails fica acordado que o sr. Norberto está enviando um agente especial, muito superior aos guarda-costas já fornecidos para organizar a retomada do 'escritório' do sr. Moriad.
Um grupo de fomori, os citados guarda-costas (na verdade apenas 2 deles) volta para o casarão nesse momento e confrontam os pcs.

Cena 5 - A queda do Forte Livre

Os pcs já tem informações suficientes para culpar Moriad, na verdade se os fomori ou a chimera foram derrotados, Moriad adianta o plano e os pcs são pegos no ataque final ao freehold enquanto se reúnem com o duque.

Furioso ao ver Moriad entrar com uma grande quantidade de mortais e Olho Amarelo, o duque faz o juramento das lâminas cruzadas: "Onde há dois, haverá apenas um. Eu juro inimizade a ti até o último pôr-do-sol. Que meu coração cesse de bater e minha mão perca sua força se eu alguma vez mostrar agrado a ti, e os ossos da terra são minhas testemunhas." Moriad gargalha e avisa que é inútil porque ninguém sairá vivo dali.
Teladrin invoca a Ira do Dragão e ataca Moriad envolto em chamas prateadas, nesse instante a matilha de espirais negras se transforma em crinos.

Se houverem mortais, todos entram em pânico e tentam fugir, a maioria dos changelings, com exceção da guarda sidhe também tenta fugir. É improvável que escapem, um massacre começa, os jogadores podem derrotar alguns fomori ou Olho Amarelo, mas deve ficar claro que eles não são páreo para os Espirais. Quando Teladrin também percebe isso (provavelmente já ferido mortalmente), comanda que seu cavaleiro e seu thane fujam com a fogueira (balefire).

Rua Itaqueri com rua dos Trilhos (loja do Ubiraci)


Final

Os que conseguirem sair vivos do freehold com o balefire são perseguidos pela matilha algum tempo depois. Se o eshu estiver vivo, ele acaba virando exatamente as ruas que levam para a loja do Ubiraci, que se reúne com alguns membros de sua tribo. Ao notar a presença dos espirais, os ni-guará entram em crinos e atacam a matilha o mais rápido possível.

Epílogo


Os poucos changelings sobreviventes são convidados a permanecer com Ubiraci pelo tempo que quiserem. É possível que eles usem o balefire para construir um freehold em conjunto com o mago amigo de Ubiraci.


Fichas de personagens (as fichas em xls tem as células ajustadas para a imagem de fundo)


Sefeleth é um sidhe seelie, o jovem nobre foi nomeado cavaleiro do Lorde Teladrin.


Veru é um eshu misterioso e curioso. Está sempre presente no Freehold, com sua chimera, Bicho Preto.


Veru e o Bicho Preto


Mezu é um poderoso oni, nomeado thane do Lorde Teladrin.


Emma lembra uma versão feminina do sátiro, passa bastante tempo no Freehold.


Aisha é uma pooka muitas vezes irritante, era muito amiga do bufão.

Fichas de NPCs



Tokens

Aisha

Emma

Veru


Freehold



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