Hoje em dia, com a dissiminação de sessões de rpg virtuais, pode ser um problema disponibilizar aquele mapa físico do seu cenário de campanha preferido, mais difícil do que disponibilizar pode ser manter a escala original ou medir distâncias.
O georreferenciamento é usado em mapas digitais reais mas pode ser aplicado nos mapas de fantasia também. Segue abaixo links de mapas georreferenciados de cenários de campanha já publicados. Todos foram abertos no QGIS para testar se o georreferenciamento foi mantido. O QGIS é um software de geoprocessamento open source.
A maioria dos arquivos possui a informação de georreferenciamento (coordenadas, projeção e datum) no seu cabeçalho, o que permite que boa parte dos softwares consiga reconhecer seus dados espaciais. Vou chamá-los de geo-formatos (um tiff com dados de coordenadas é um geotiff). Alguns, no entanto, precisam de um arquivo de georreferenciamento (a extensão do arquivo varia conforme a extensão do arquivo original, um tiff precisa de um tfw, um jpg, de um jgw). Arquivos desse tipo foram disponibilizados em pastas, ao baixar, é necessário que esses arquivos fiquem em uma mesma pasta para que um software de GIS possa reconhecer as coordenadas.
Um grande problema é a qualidade de digitalização disponível na internet. Nossos jogadores de rpg pioneiros em digitalização, muitas vezes fizeram um trabalho bem ruim, ou por falta de atenção, ou por limitações técnicas que exigiriam um trabalho minucioso (tente passar em um scanner A4 seu querido mapa "A1" para ter uma ideia), o que resultou em vazios entre os trechos de mapas. Como meu trabalho também foi bem amador (ninguém estava me pagando afinal - não me odeie, odeie o capitalismo), eu nem sempre segui um padrão de manter esses 'gaps' em nome da escala. Uma rara exceção é o mapa de Forgotten Realms de terceira edição, provavelmente nosso digitalizador anônimo tinha acesso a um scanner A0 (se alguém quiser doar uns R$ 30000,00 para eu tentar comprar um usado, eu me comprometo a digitalizar os mapas físicos que possuo).
Link para download: https://mega.nz/file/R94CFSgB#EkgTVTNLq0Eql6P9sxqoJP5jcECSPjJPbC9Hv3MQKm8
Este mapa não possui escala gráfica, ele foi georreferenciado com base no mapa de Domains of Dread, e este possui grandes distorções (propositais ou não). Se Nova Vaasa foi realmente expandida após a Grande Conjunção ou se o cartógrafo optou por manter alguma estética (ou ficou com preguiça), não sei dizer. O fato é que gerei um georreferenciamento linear que não irá bater completamente com o novo mapa. Gerei também um georreferenciamento com polinômio de primeira ordem que foi usado como base para o mosaico do novo mapa (para preencher os gaps - sem muita precisão), como pode ser constatado no próximo mapa.
Link para download: https://mega.nz/file/NsRCVKjR#wBSvn-Bb1Q4RCJL7_klx60VctT1MHCZ5t4v4iIQ-tAg
Link para download: https://mega.nz/file/xwgzzKqK#mBf16mcidyFlMHbBEv62WslZrQW19spqBSKhNXK2pcY
O primeiro mapa de Ravenloft está com a projeção Web Mercator e coordenadas próximas à linha do Equador, então não há muita distorção. O segundo mapa abre na mesma posição que o anterior mas houve um problema na criação do mosaico usando o QGIS 2.18 e ele não gravou a projeção corretamente (se você está incomodado, georreferencie você mesmo).
Não gerei um mapa para cada ilha porque ... você já sabe, ninguém está me pagando.
Link para download: https://mega.nz/file/05gznA6Q#TfDAVjFy8qbiPgJWgOhdFfwfjWLq6a1pWTZKytsSrLQ
Link para download: https://mega.nz/folder/Jl4yxarJ#ugbNV2bUrmZMr4_QHopxsQ
Link para download: https://mega.nz/file/Rw5SWADa#B5sztZ83Fsojb1Pgqm52PXqXQdDx7zdWBwNY5wZ5ZyE
Note que a projeção usada foi a EPSG 32630 (código para UTM/WGS 84 no fuso 30 norte), isso devido ao mapa de Rjurik Highlands. É o único livro que chega a citar latitudes, então os mapas foram georreferenciados com base neste.
Obviamente, a escala do mini-mapa não se aplica.
Link para download: https://mega.nz/folder/I8wA2QAY#gx9Itpm0s97kbzqTae0itw
A escala gráfica deste mapa foi a menos precisa. Pensei na possibilidade disto ocorrer devido à projeção métrica de todos os mapas estar em um único fuso UTM (o mais ocidental), mas se fosse o caso, a escala gráfica do mapa Khinasi estaria igualmente imprecisa (ou talvez não, devido à latitude mais distante do ártico).
Link para download: https://mega.nz/folder/spgGjYYb#6mml-k9SQgHAHHGvJkwAAw
Mais um mapa sem escala gráfica. Tive que georreferenciar com base no mapa de terceira edição. Há uma distorção estupenda. Usei feições como junções de rios e experimentei com todos os métodos oferecidos pelo QGIS. Fiquei com Helmert, cujo resultado menos distorceu as feições e manteve na medida do possível a escala. Note que houve uma rotação considerável, o que demonstra que o norte indicado pelo Terraseer é questionável.
Link para download: https://mega.nz/file/FkAGyAwQ#xDT3qP82VGIm9g8_rXADuyBSlaFmWN_91c0wdSRxlaU
Além de não possuir escala gráfica também (apenas a nominal), o georreferenciamento aqui é impossível porque as feições foram todas alteradas conforme a história descrita no livro (quase no nível absurdo de transformação do Silmarillion para Senhor dos Anéis, mas nem tanto). Optei por reescalar e rotacionar, para então encaixar com o mapa da fronteira. Não fiz isso às cegas, verifiquei o que era possível de feições e cheguei à conclusão que a rotação é totalmente plausível. O livro descreve que após a queda de Netheril a geleira avança sobre o mar e as montanhas são alteradas por magia. O único ponto que pode ser comparado com 3e é Ascore, usando a rotação, as Channel Mountains encaixam com a primeira cadeia de montanhas em High Ice em um ângulo muito parecido. Por fim, se você sobrepor os mapas, vai conferir que a região onde Doubloon perambulava cai exatamente sobre Empire of Shadows e City of Shade. Doubloon é justamente a cidade que desapareceu antes da queda ao ser perseguida por Karsus.
Link para download: https://mega.nz/folder/Y5hTWZaQ#konqUu-VIH-01vb8yP9mfA
Link para download: https://mega.nz/folder/ppRjXY5Z#aC3GZHeCmm5_ECfG9U6TjA
O mapa de campanha de From the Ashes tem uma escala gráfica se você medir as 6 milhas na extensão menor do hexágono. Foi georreferenciado na projeção Web Mercator, com latitude baseada no mapa distante de Greyhawk Player's Guide, o extremo norte deste mapa foi calculado no outro como estando aproximadamente na latitude 37,5 (a mesma que Seul) e como Flanaess está no oriente, usei coordenadas que batem com a Ásia.
Este mapa com as linhas de latitude não pode fornecer precisão porque não há escala gráfica ou numérica, talvez se fosse georreferenciado de acordo com as linhas ele ficasse melhor, mas por ser muito genérico não vale o esforço. Eu reescalei baseado no mapa aproximado somente para fazer uma comparação com a Terra:
O minimapa de 3e parece insinuar uma latitude maior para essa região, isso ou a geleira do pólo norte de Oerth avança muito mais em direção ao Equador do que a geleira do pólo sul da Terra (o que é mais provável, já que Amedio Jungle deveria estar próximo da linha do Equador mesmo).
Link para download: https://mega.nz/folder/koo1WRZB#5bXUZ_FWFQMiXYnw7CynaQ
O georreferenciamento é usado em mapas digitais reais mas pode ser aplicado nos mapas de fantasia também. Segue abaixo links de mapas georreferenciados de cenários de campanha já publicados. Todos foram abertos no QGIS para testar se o georreferenciamento foi mantido. O QGIS é um software de geoprocessamento open source.
A maioria dos arquivos possui a informação de georreferenciamento (coordenadas, projeção e datum) no seu cabeçalho, o que permite que boa parte dos softwares consiga reconhecer seus dados espaciais. Vou chamá-los de geo-formatos (um tiff com dados de coordenadas é um geotiff). Alguns, no entanto, precisam de um arquivo de georreferenciamento (a extensão do arquivo varia conforme a extensão do arquivo original, um tiff precisa de um tfw, um jpg, de um jgw). Arquivos desse tipo foram disponibilizados em pastas, ao baixar, é necessário que esses arquivos fiquem em uma mesma pasta para que um software de GIS possa reconhecer as coordenadas.
Um grande problema é a qualidade de digitalização disponível na internet. Nossos jogadores de rpg pioneiros em digitalização, muitas vezes fizeram um trabalho bem ruim, ou por falta de atenção, ou por limitações técnicas que exigiriam um trabalho minucioso (tente passar em um scanner A4 seu querido mapa "A1" para ter uma ideia), o que resultou em vazios entre os trechos de mapas. Como meu trabalho também foi bem amador (ninguém estava me pagando afinal - não me odeie, odeie o capitalismo), eu nem sempre segui um padrão de manter esses 'gaps' em nome da escala. Uma rara exceção é o mapa de Forgotten Realms de terceira edição, provavelmente nosso digitalizador anônimo tinha acesso a um scanner A0 (se alguém quiser doar uns R$ 30000,00 para eu tentar comprar um usado, eu me comprometo a digitalizar os mapas físicos que possuo).
Forgotten Realms - Terceira edição
Link para download: https://mega.nz/file/R94CFSgB#EkgTVTNLq0Eql6P9sxqoJP5jcECSPjJPbC9Hv3MQKm8
Ravenloft - Antes da Grande Conjunção
Link para download: https://mega.nz/file/NsRCVKjR#wBSvn-Bb1Q4RCJL7_klx60VctT1MHCZ5t4v4iIQ-tAg
Ravenloft - Após a Grande Conjunção
Link para download: https://mega.nz/file/xwgzzKqK#mBf16mcidyFlMHbBEv62WslZrQW19spqBSKhNXK2pcY
O primeiro mapa de Ravenloft está com a projeção Web Mercator e coordenadas próximas à linha do Equador, então não há muita distorção. O segundo mapa abre na mesma posição que o anterior mas houve um problema na criação do mosaico usando o QGIS 2.18 e ele não gravou a projeção corretamente (se você está incomodado, georreferencie você mesmo).
Não gerei um mapa para cada ilha porque ... você já sabe, ninguém está me pagando.
Birthright - Anuire
Link para download: https://mega.nz/file/05gznA6Q#TfDAVjFy8qbiPgJWgOhdFfwfjWLq6a1pWTZKytsSrLQ
Birthright - Brechtür
Link para download: https://mega.nz/folder/Jl4yxarJ#ugbNV2bUrmZMr4_QHopxsQ
Birthright - Rjurik Highlands
Link para download: https://mega.nz/file/Rw5SWADa#B5sztZ83Fsojb1Pgqm52PXqXQdDx7zdWBwNY5wZ5ZyE
Note que a projeção usada foi a EPSG 32630 (código para UTM/WGS 84 no fuso 30 norte), isso devido ao mapa de Rjurik Highlands. É o único livro que chega a citar latitudes, então os mapas foram georreferenciados com base neste.
Birthright - Khinasi
Obviamente, a escala do mini-mapa não se aplica.
Link para download: https://mega.nz/folder/I8wA2QAY#gx9Itpm0s97kbzqTae0itw
Birthright - Vosgaard
A escala gráfica deste mapa foi a menos precisa. Pensei na possibilidade disto ocorrer devido à projeção métrica de todos os mapas estar em um único fuso UTM (o mais ocidental), mas se fosse o caso, a escala gráfica do mapa Khinasi estaria igualmente imprecisa (ou talvez não, devido à latitude mais distante do ártico).
Link para download: https://mega.nz/folder/spgGjYYb#6mml-k9SQgHAHHGvJkwAAw
Forgotten Realms - Arcane Age - Netheril's Frontier
Mais um mapa sem escala gráfica. Tive que georreferenciar com base no mapa de terceira edição. Há uma distorção estupenda. Usei feições como junções de rios e experimentei com todos os métodos oferecidos pelo QGIS. Fiquei com Helmert, cujo resultado menos distorceu as feições e manteve na medida do possível a escala. Note que houve uma rotação considerável, o que demonstra que o norte indicado pelo Terraseer é questionável.
Link para download: https://mega.nz/file/FkAGyAwQ#xDT3qP82VGIm9g8_rXADuyBSlaFmWN_91c0wdSRxlaU
Forgotten Realms - Arcane Age - Netheril
Além de não possuir escala gráfica também (apenas a nominal), o georreferenciamento aqui é impossível porque as feições foram todas alteradas conforme a história descrita no livro (quase no nível absurdo de transformação do Silmarillion para Senhor dos Anéis, mas nem tanto). Optei por reescalar e rotacionar, para então encaixar com o mapa da fronteira. Não fiz isso às cegas, verifiquei o que era possível de feições e cheguei à conclusão que a rotação é totalmente plausível. O livro descreve que após a queda de Netheril a geleira avança sobre o mar e as montanhas são alteradas por magia. O único ponto que pode ser comparado com 3e é Ascore, usando a rotação, as Channel Mountains encaixam com a primeira cadeia de montanhas em High Ice em um ângulo muito parecido. Por fim, se você sobrepor os mapas, vai conferir que a região onde Doubloon perambulava cai exatamente sobre Empire of Shadows e City of Shade. Doubloon é justamente a cidade que desapareceu antes da queda ao ser perseguida por Karsus.
Link para download: https://mega.nz/folder/Y5hTWZaQ#konqUu-VIH-01vb8yP9mfA
Dark Sun
Link para download: https://mega.nz/folder/ppRjXY5Z#aC3GZHeCmm5_ECfG9U6TjA
Greyhawk
O mapa de campanha de From the Ashes tem uma escala gráfica se você medir as 6 milhas na extensão menor do hexágono. Foi georreferenciado na projeção Web Mercator, com latitude baseada no mapa distante de Greyhawk Player's Guide, o extremo norte deste mapa foi calculado no outro como estando aproximadamente na latitude 37,5 (a mesma que Seul) e como Flanaess está no oriente, usei coordenadas que batem com a Ásia.
Este mapa com as linhas de latitude não pode fornecer precisão porque não há escala gráfica ou numérica, talvez se fosse georreferenciado de acordo com as linhas ele ficasse melhor, mas por ser muito genérico não vale o esforço. Eu reescalei baseado no mapa aproximado somente para fazer uma comparação com a Terra:
O minimapa de 3e parece insinuar uma latitude maior para essa região, isso ou a geleira do pólo norte de Oerth avança muito mais em direção ao Equador do que a geleira do pólo sul da Terra (o que é mais provável, já que Amedio Jungle deveria estar próximo da linha do Equador mesmo).
Link para download: https://mega.nz/folder/koo1WRZB#5bXUZ_FWFQMiXYnw7CynaQ
Forgotten Realms - Segunda edição
Este mapa é mais completo do que o mapa de terceira edição, ele saiu no livro Atlas de Faerun. Foi georreferenciado em Web Mercator, portanto a distorção é maior no norte, como o mapa é bem extenso, a distorção deve ser considerável do norte para o sul. Abaixo é possível conferir a extensão com uma comparação com a Terra:
Link para download: https://mega.nz/folder/NxhyQRJC#t7dj1FR_4AK2bWFVY4aP4Q
Forgotten Realms - Quarta edição
Bem, a quarta edição de Dungeons & Dragons para mim é isto: garbage. Entretanto, por curiosidade, aqui está o mapa de Forgotten Realms em 4e, com todas as suas pataquadas de séculos no futuro, Abeir e Toril sendo mundos paralelos que se juntaram novamente, fey, dragonborn, blablablá.
Link para download: https://mega.nz/folder/Bl41mILQ#vn6bMJ7i-QPV4vSE9kLHfw
O mapa mundi do Mundo Conhecido de Mystara foi georreferenciado na projeção de Robinson (EPSG: 54030) pois é fácil de reconhecer a projeção emulada pelo formato, que bate com os mapas mundi em Atlas escolares. A escala foi obtida em comparação visual com o mapa base da National Geographic na base da ESRI, reprojetado para Robinson.
Mystara - D&D
O mapa mundi do Mundo Conhecido de Mystara foi georreferenciado na projeção de Robinson (EPSG: 54030) pois é fácil de reconhecer a projeção emulada pelo formato, que bate com os mapas mundi em Atlas escolares. A escala foi obtida em comparação visual com o mapa base da National Geographic na base da ESRI, reprojetado para Robinson.
Link para download: https://mega.nz/folder/QswT3SpB#Ng2Y17fEks-TjOUZ9ZcDOQ
Como consequência, o mapa aproximado do sudeste do continente de Brun que é apresentado no livro Rules Cyclopedia, também foi georreferenciado em Robinson. A escala foi obtida medindo o lado menor do hexágono.
Link para download: https://mega.nz/folder/NtpVVKzZ#FatScBzp101MwupK-g7D7w
Há uma distorção considerável entre o mapa mundi e o mapa aproximado, deve-se levar em conta que o mapa aproximado poderia ter sido georreferenciado em outra projeção mais acurada para as distâncias. A diferença visual com o mapa mundi provavelmente seria maior.
Red Steel
A campanha de Red Steel se passa em Savage Coast, em Mystara, mas é um cenário que pode ser adaptado para qualquer mundo. De qualquer forma, como iniciei o georreferenciamento de Mystara, Red Steel seguiu na mesma linha, usando Robinson. A escala foi obtida usando a escala gráfica fornecida.
Link para download: https://mega.nz/folder/h4ZnyK6T#-jk4mDJnfgdat4IiS3BSMg
É um mapa bem simples que vem no livro Savage Coast Campaign Book, contendo apenas o mapa político (um outro mapa, contendo a área da maldição, segue a mesma linha).
No livro Red Steel - Savage Baronies, vem um mapa colorido, contendo as feições geográficas. Mas esbarrei com a pior escanerização feita até o momento. Os 'gaps' são tão grandes que foi forçado a mosaicar com o mapa anterior (quase o que aconteceu em Ravenloft, mas com menos distorção).
Deixei disponível na subpasta Mosaico do link de Red Steel.
Para matar a curiosidade, compare a extensão da Costa Selvagem com a região de Karameikos:
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